“O Projeto L pretende ser um “clube de leitura”
intergeracional onde os intervenientes partilham leituras e reflexões,
procurando relacionar o conteúdo dos textos selecionados com as vivências dos
seus leitores.”
É
interessante comprovar como duas gerações tão distantes (e distintas) se
conseguem conciliar tão bem.
Nós
entramos naquela calorosa sala, repleta de quadros, e deparamo-nos com vinte
senhoras sentadas. Quer elas quer nós esperamos ansiosamente para o que se
seguirá.
Na
nossa estreia as senhoras mal nos ouviam, as palavras não soavam. No entanto, a
terceira idade fazia-se ouvir com versos das autodidatas e canções populares.
Já
na nossa segunda intervenção no Chá das 5,
com um tema de Natal, a nossa mensagem conseguiu chegar a qualquer cantinho
daquela sala.
Algo
que reparo nestes encontros entre gerações é a valorização que as senhoras têm
por si… Estes encontros mensais evitam a solidão e isolamento de algumas destas
idosas e funcionam como reforço da sua autoestima. Embora tenham sempre muita
vontade de apresentar os seus textos, respeitam sempre o nosso trabalho e
revelam grande interesse para nos ouvir.
É
revigorante pensar como aquelas senhoras de tanta idade ainda veêm o dia-a-dia
como um desafio. Se nós tivéssemos uma das “suas cabeças” e tantos anos pela
frente viveríamos mais cientes e colheríamos muitos mais frutos. Aprenderíamos
tanto ao passar um dia na escola como um dia a conversar com um idoso. A
percentagem de conhecimento seria semelhante, variava apenas a área deste. São
professores sem licenciaturas, mas igualmente dotados.
Para
nós o clube de leitura é importante porque nos ajuda a ter um contacto com a
terceira idade e a refletir sobre as problemáticas associadas ao envelhecimento
(solidão, falta de mobilidade, …).
Em
suma, este convívio é uma lição de vida que ultrapassa a nossa reflexão e as
teorias que abordamos na escola.
Jacinta Manta 10º A
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