segunda-feira, junho 30, 2008

Actividades com os Professores de E.M.R.C.

Vencemos a sessão distrital do Parlamento Jovem - Ensino Secundário




O salão nobre da Câmara Municipal da Guarda assistiu, no dia 17 de Março, a mais uma excelente vitória dos alunos da Escola Secundária de Gouveia na sessão distrital do programa “Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário”.
A equipa foi constituída pelos alunos Ana Machado, Daniela Oliveira, Daniel Póvoas e Marta Ferrão, do 12º Ano.
Os alunos participantes pela Escola Secundária de Gouveia

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico








Foram sete as escolas que no passado dia 16 de Março se apresentaram para mais uma sessão distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico. Sessão que este ano lectivo decorreu na nossa cidade, com a colaboração da Escola Secundária c/ 3º CEB de Gouveia, e que tinha como fim principal a escolha da representação do distrito da Guarda à sessão nacional que ocorrerá na Assembleia da república, em Lisboa.
Finalmente na escolha da escola vencedora a sorte coube à Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Gonçalo Anes Bandarra – Trancoso, ficando a Escola Secundária C/ 3º CEB de Gouveia num honroso 2º lugar (escola suplente à sessão nacional). Estão assim de parabéns os nossos alunos Isabel Santos, Raquel Lima, Raquel Marques, Pedro Ribeiro e Mariana Coito.

PROGRAMA “VOZ DA ESCOLA”
na Antena Livre de Gouveia


Um programa da responsabilidade da Escola Secundária c/ 3º CEB de Gouveia que visa dar a conhecer a toda a comunidade Gouveense o que se vai passando neste estabelecimento de ensino. Radiodifundido todas as quartas- feiras das 16:00h às 17:30h.
Com o términus do ano lectivo o programa Voz da Escola entra também em férias. Queria então fazer uma espécie de balanço deste ano de programas.
Prof. Jorge Ferreira, como coordenador e Daniel Pinheiro como locutor foram os nomes fortes de mais um ano de programa Voz da Escola. Animação, entrevistas, passatempos, boa música e muita...muita informação sobre a Escola Secundária de Gouveia. São estes os tópicos que resumem este ano de trabalho na Rádio Antena Livre de Gouveia.
Daniel B. Pinheiro

Parlamento Jovem Ensino Secundário na Guarda

O dia 8 de Abril marcou distintamente a reunião de diversas escolas de todo o distrito no âmbito do Programa “Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário”, na Assembleia Municipal da Guarda, onde o objectivo passava pela discussão das medidas de cada uma das escolas relativamente ao tema proposto “União Europeia: participação, desafios e oportunidades”.
O grupo da Escola Secundária de Gouveia, constituído pelos alunos Marta Morais, Daniel Póvoas, Raquel Tavares, Filipa Rebelo, e Mariana Daniel, acompanhados pelo professor Jorge Ferreira, apresentaram a sua medida centrando-se no problema da “Natalidade na Europa”.
Marta Morais, 11ºA
Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens Ensino Básico

O Parlamento dos Jovens Básico, com o tema «Energias alternativas e preservação do ambiente», é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano lectivo com as Escolas de todo o país, e, tem como objectivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.
No âmbito desta iniciativa, realizou-se no passado dia 7 de Abril a Sessão Distrital (Guarda), na bonita cidade de Almeida.
A nossa escola fez-se representar pelos alunos Isabel Santos, Raquel Lima, Mariana Duarte, Raquel Marques, Daniel Pinheiro e Dimitar Blagov, acompanhados pelo professor Jorge Ferreira.
Nesta experiência devemos que salientar o fantástico desempenho dos nossos alunos, que apesar de não terem sido seleccionados (com alguma dose de injustiça!), deixaram com toda a certeza um contributo muito positivo, não só político e cívico, mas também visando um futuro melhor.
Isabel Santos, 8ºB



Parlamento dos Jovens 2008
SESSÕES ESCOLARES

Dando seguimento ao Programa que a Assembleia da República organiza em colaboração com outras entidades, cujo objectivo visa continuar a promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de actualidade.
Os jovens do Ensino Básico têm a missão de desenvolver medidas subordinadas ao tema: “Energias alternativas e preservação do ambiente”, cabendo aos alunos do Ensino Secundário: “União Europeia: participação, desafios e oportunidades”.
Nas sessões locais foram eleitos os nossos representantes nas sessões distritais: a nível do Ensino Secundário, sessão a ter lugar na Assembleia Distrital da Guarda, a escolha recaiu nos alunos/deputados: Ana Machado; Daniel Povoas; Raquel Tavares; Mariana Daniel, e ainda como suplente: Ana Filipa Santos.
Na sessão relativa ao 3º Ciclo do Ensino Básico, os deputados/alunos que irão ser a voz da nossa escola na sessão distrital são: Isabel Santos; Raquel Lima; Mariana Duarte; Daniel Pinheiro; Dimitar Blagov; Raquel Marques, e como suplentes Cláudio Costa e Hugo Almeida.

domingo, junho 29, 2008

Arquivo

Os milhares de espectadores que já assistiram a “Jesus Cristo Superstar”, célebre ópera-rock de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, são unânimes em considerar como um espectáculo imperdível e único que é um verdadeiro marco na História do Espectáculo em Portugal.
Foi este musical que cerca de 60 alunos de E.M.R.C. do Ensino Secundário tiveram oportunidade de assistir no dia 31 de Maio de 2008, no Teatro Politeama, em Lisboa.

Visita de Estudo a Lamego e Tarouca

Foi no passado dia 11 de Abril de 2008 que os professores de E.M.R.C. organizaram uma visita ao Mosteiro de S. João de Tarouca e a Lamego, para alunos do 8º Ano.
Pedro e Raul Marques, 8º Ano


Visita de Estudo
Guadalupe / Toledo / Ávila / Salamanca



Alunas do 12º C/D Ano Lectivo 2007/2008


1 º Acampamento de alunos de EMRC da Escola Secundária de Gouveia


Nos dias 2 e 3 de Julho, no Parque da Senhora dos Verdes, decorreu o 1º Acampamento de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica da Escola Secundária C/ 3º CEB de Gouveia. Aberto apenas a alunos do Ensino Secundário, este evento contou com a participação de cerca de 3 dezenas de alunos, que juntamente com os dois professores da disciplina puderam desfrutar durante dois dias das potencialidades deste magnifico local.

O agradecimento dos professores de EMRC a todos quantos com eles colaboraram na organização desta como de todas as outras actividades que no âmbito desta disciplina foram organizadas ao longo deste ano lectivo de 2006/2007.


Animação, diversidade e irreverência aliada ao espírito de jovem cristão, aqueceu a Covilhã no dia 21 de Abril. Foi mais um encontro do “Dia Diocesano da Juventude”, desta feita na bonita cidade da Covilhã. Apesar de não terem estado presentes os milhares que se esperava, os cerca de 600 jovens foram o suficiente para a alegrar esta terra beirã.

Concurso Diocesano do Logotipo do DDERE - Guarda

O Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar (DDERE) da diocese da Guarda organizou um concurso sob o tema «Desenhar a Nossa Identidade», com o objectivo de fazer corresponder ao DDERE da diocese um símbolo identificativo.

O concurso esteve aberto a todos os alunos inscritos na disciplina de EMRC, nos diferentes ciclos do Ensino Básico e Secundário, tendo registado uma adesão satisfatória, com apresentação de trabalhos que manifestaram criatividade dentro do âmbito e mensagem da disciplina de EMRC.

Os resultados foram divulgados aquando da realização do X Inter-Escolas Diocesano dos alunos de EMRC, na cidade da Guarda. As alunas Jéssica, Sara e Teresa Santos, do 8º E, estão de parabéns pois foram as grandes vencedoras relativamente ao 3º CEB.

CAMINHADA

Pelos 'Caminhos da Fé'...

Imbuídos do espírito pascal, e como preparação para essa quadra que se aproximava, os alunos do 7º ano, inscritos à disciplina de EMRC, realizaram, no dia 22 de Março, uma caminhada pelos “Caminhos da Fé”.
7ºE

Visita a Roma/Vaticano

A viagem iniciou-se no dia 18, pelas 20 horas, e depois de uma noite de viagem chegámos a Avignon, cidade no sul de França, na qual se encontra o Palácio dos Papas (enorme edifício Gótico) que durante vários anos foi a residência dos Papas da Igreja Católica (1309-1377). Seria ainda residência de um dos Papas a partir de 1378, altura do Grande Cisma do Ocidente, com dois ou mais Papas simultaneamente em Avinhão e Roma, período que durou até 1417. Seguiu-se um dia de viagem, e no 4º dia fomos visitar o Vaticano. A sua entrada conduz-nos à Praça de S. Pedro, mesmo em frente à Basílica de S. Pedro, maior templo Cristão do mundo. Tivemos oportunidade de nos inebriarmos com tanta arte junta localizada nos museus do Vaticano, culminando com a visita à magnífica Capela Sistina. Mas arte é também o que não falta no interior da Basílica de S. Pedro, onde numa descida às Catacumbas tivemos um dos momentos mais altos desta visita com a visita ao túmulo de João Paulo II.

Para mim foi uma experiência inesquecível e fascinante.
Os alunos envolvidos agradecem aos professores de moral, Jorge Ferreira e António Alberto Barbas.
Daniel Póvoas

“Dez Milhões de Estrelas – um gesto pela PAZ

Uma iniciativa da Cáritas que este ano procurou dar especial atenção ao “valor do idoso no mundo contemporâneo”, pedindo-nos uma reflexão para a “realidade concreta em que muitos dos nossos idosos vivem hoje”.

Também a nossa Escola não quis deixar de se associar a esta iniciativa, dando o seu contributo através de um singelo mas significativo lançamento de balões.


2º fórum da leitura e debate de ideias

"Entre/Palavras"
– é um fórum de leitura e debate de ideias em formato pedagógico promovido pelo "Jornal de Notícias" e destinado a todos os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. A equipa da nossa escola foi constituída pela Ana Filipa Santos, pela Ana Cláudia e pelo Diogo Figueiredo, todos do 9º C, e ainda pela Ana Machado do 9ºD e pelo Daniel Pinheiro do 7ºA. O tema escolhido para apresentação da candidatura à sessão distrital foi “O insucesso e o abandono escolar”. (Agradecemos a preciosa colaboração do Professor Machado).

Da sessão distrital de 5 de Maio saíram vencedoras a equipa a Escola Secundária c/ 3º CEB de Gouveia e da Escola Básica 2,3 de Santa Clara, da Guarda, depois de na finalíssima distrital assumirem a defesa de uma posição ‘contra’ relativamente à implementação da disciplina de Educação Sexual nas escolas.
Essa vitória deu-lhes o passaporte para a final nacional que ocorreria, no dia 7 de Junho, no Europarque de Santa Maria da Feira com uma honrosa participação saldou-se por um 3º lugar, que muito dignifica o nosso distrito, a nossa cidade e a nossa escola.
Prof. Jorge Ferreira

SESSÃO DISTRITAL DO PROGRAMA HEMICICLO …

No seguimento da fase escolar do Programa Hemiciclo, deslocámo-nos à Guarda, a fim de participarmos na fase distrital do programa, onde focámos tudo o que trazemos dentro de nós, desde os nossos conhecimentos e alguma experiência, até ao empenho em transformá-los na razão e no propósito que foram, durante a manhã e quase toda a tarde, o assunto que nos ocupava – Juventude e desporto “promover e criar hábitos de vida saudáveis”.
Isaura Santos